quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rolling Stone - Entrevista com Sérgio Guerra

Depois do presidente luiz Inácio Lula da Silva, talvez seja o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) um dos mais incomodados com o conterrâneo Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, sigla que é a principal adversária do PT. Vizinho do senador tucano, Jarbas vive pedindo à sua funcionária que telefone para a casa do senador, no andar de baixo, para que abaixem o som. A paixão do tucano pela música atormenta Jarbas sempre que Guerra aciona o home theater da marca dinamarquesa Bang & Olufsen para ouvir o último DVD de Vanessa da Mata, um Clássico dos Rolling Stones, Santana ou Pink Floyd, ou os pernambucanos Lenine e Chico Science & Nação Zumbi.

Sérgio Guerra nos recebe para um almoço no apartamento funcional onde mora na Asa Sul, em Brasília. Um espaço repleto de obras de artistas pernambucanos como Francisco Brennand, Reynaldo Fonseca e João Câmara. Criador de cavalos mangalarga e cães da raça buldogue, ele começou a vida política em 1963, como líder estudantil, e militou ao lado do ex-governador Miguel Arraes e de Jarbas Vasconcelos. Formou-se em economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Agora arma-se para comandar o PSDB numa das mais acirradas disputas eleitorais desde a Redemocratização do país, em que tucanos e petistas vão travar uma batalha quase sangrenta para conquistar mais quatro anos no Palácio do Planalto e ampliar o número de governadores e parlamentares.



O PSDB faz de tudo para voltar ao poder em 2010. Quais as armas do partido?

Acho que o PSDB está fazendo menos que deveria. Se já tivéssemos um nome para candidato à Presidência da República, poderíamos estar divulgando-o com mais intensidade e construindo a candidatura. Se esse nome estivesse definido, também seria mais fácil estruturar as alianças locais e um discurso para o futuro. Mas hoje sabemos que essa questão só estará resolvida no segundo semestre. Por isso, acho que o partido ainda não está fazendo de tudo [para voltar ao poder].

O partido vai realizar prévias partidárias conforme deseja Aécio Neves?

As prévias só acontecerão se os governadores José Serra e Aécio Neves não se entenderem. Acredito que eles vão se entender. E vai ser logo, já no segundo semestre.

De onde vem esse otimismo?

Eu acompanho de perto o dia-a-dia dos dois e conheço as condições objetivas do partido. No PSDB, não existe favoritismo, mas há uma unanimidade: vamos nos unir e disputar a eleição para ganhar. Para isso, os eleitorados de Minas e de São Paulo terão que se entender.

A vitória se dará com Serra ou Aécio?

Serra tem um quadro eleitoral muito forte, mas Aécio tem grande potencial. O que vai acontecer só o tempo dirá. Eu só espero que esse tempo não seja longo. São Paulo e Minas Gerais são os dois maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB é mais forte. Serra tem um quadro eleitoral muito forte, mas Aécio tem grande potencial. O que vai acontecer só o tempo dirá. Eu só espero que esse tempo não seja longo. São Paulo e Minas Gerais são os dois maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB é mais forte.

Uma chapa puro-sangue formada por Serra e Aécio seria imbatível. O que a inviabiliza?

Acho que se uníssemos os eleitorados de Minas e São Paulo, teríamos vantagem folgada no Sudeste e no Sul e um equilíbrio favorável no Centro-Oeste. Teríamos que disputar no Norte e perderíamos no Nordeste [reduto do presidente Lula]. Mas ganharíamos a eleição!

O discurso de campanha do PSDB será conciliador, no estilo “pós-Lula”, como defende Aécio Neves, ou mais crítico, na linha José Serra?

Temos que fazer um discurso para o futuro, preparar uma agenda para o futuro. O candidato do PSDB necessariamente terá de provar à população que não adianta continuar como está, é preciso mudar. É claro que haverá críticas ao governo atual. Vamos defender um projeto para o país por meio de uma crítica sóbria, mostrando que o governo Lula aparelhou o serviço público, não praticou uma política severa do ponto de vista fiscal, levou a saúde ao caos e não evitou a guerra da violência nas ruas.

O centro do debate eleitoral na eleição de 2006 era a ética e a moral na política, na esteira do Escândalo do Mensalão. No pleito de 2010, a corrupção também será o foco da campanha?

A questão da corrupção é muito importante, mas do ponto de vista eleitoral ela é restrita a alguns setores da sociedade que já se identificam conosco. Com esse tema, exclusivamente, não atingimos o eleitorado potencial da ministra Dilma. Para alcançarmos esse eleitorado, precisamos de propostas que avancem na área social. Avaliamos que o PSDB fez muito no plano social, mas não divulgou, ao contrário do que faz o presidente Lula. Esse tema é alvo de seminários que estamos promovendo pelo país.

As denúncias de compra de votos que levaram à cassação do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, e de suposto caixa dois que atingem, atualmente, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, não poderão atingir o PSDB em 2010, que tem a questão ética como uma de suas principais bandeiras?

Não acredito. O governador Cássio Cunha Lima já foi acusado, injustamente acusado. E a governadora Yeda está sendo alvo de acusações neste momento, mas vamos mostrar que também são injustas. Não acredito. O governador Cássio Cunha Lima já foi acusado, injustamente acusado. E a governadora Yeda está sendo alvo de acusações neste momento, mas vamos mostrar que também são injustas.

Em 2006, o PT derrotou o PSDB com o discurso de que os tucanos queriam privatizar as principais estatais. Agora, petistas como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ressuscitaram esse discurso, acusando o PSDB de irresponsável e afirmando que o partido quer a CPI para desmoralizar a Petrobras e, depois, vendê-la no futuro. O que o senhor acha disso?

Em 2006, o ruim foi que eles vieram com esse discurso no segundo turno da eleição. Ainda bem que eles começaram com isso agora, porque teremos tempo para mostrar que essa fraude não se segura até 2010. Se o ministro Paulo Bernardo, que é até simpático, pensasse toda vez que fala, não teria dito isso. Naquele dia, ele não pensou. Ele é bom mesmo é em eleição no Paraná. [Aqui o tucano provoca o petista lembrando as eleições de 2008, quando o prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB, foi reeleito com 62% dos votos no primeiro turno, derrotando Gleisi Hoffmann, mulher de Paulo Bernardo, que ficou em segundo lugar com 14,5% dos votos].

Como está o namoro para conquistar o apoio do PMDB na eleição de 2010?

Vamos ter sólidas alianças com o PMDB em muitos estados. Quanto ao que o PMDB vai fazer no plano federal, não temos a menor expectativa. Hoje estamos unidos com o partido em São Paulo, e temos confluências com os peemedebistas em muitos outros, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O que o senhor achou da pesquisa do Instituto Vox Populi, que apontou a ministra Dilma Rousseff com 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência em 2010?

A ministra Dilma cresce, mas dentro do eleitorado do PT. Antes, ela não era tão conhecida. A pesquisa sugere que o PAC e a doença a tornaram mais popular, ela teve uma exposição maior depois desses fatos. O crescimento dela era previsível e, além de crescer dentro do eleitorado petista, ela ganhou votos que eram do Ciro Gomes e da Heloísa Helena. Sabemos que a disputa com Dilma será dura. No entanto, vamos mostrar que, no fundo, não se conhece sua origem política. Não se conhece o seu discurso e a prática não é convincente. Esse PAC convence alguém? Além disso, Dilma tem um conflito não resolvido sobre sua origem, ela não sabe dizer se é de Minas Gerais ou do Rio Grande do Sul. E são dois estados nada parecidos.
Nossos candidatos são muito mais conhecidos e testados do que ela. Esta entrevista está muito séria, não?

O senhor acha? Então conte-nos o que gosta de ouvir, de ler, de fazer nas horas vagas.

Gosto de todo tipo de música. Agora estou vendo o novo DVD ao vivo da Vanessa da Mata. Mas eu gosto de tudo, olha aqui [e se levanta para mostrar uma pilha de DVDs e CDs na estante da sala]. Gosto de rock, Led Zeppelin, Pink Floyd. Dos pernambucanos, ouço Lenine, Chico Science & Nação Zumbi. Nas horas vagas, gosto de comprar coisas para a minha casa. Sabe o que eu adoro fazer? Comprar louça. O Arthur Virgílio me sacaneia dizendo que isso não é coisa de homem. Ah, também sou criador de cavalos e cachorros. Cachorros eu tenho 15 [e mostra a foto de um buldogue]. Gosto de todo tipo de música. Agora estou vendo o novo DVD ao vivo da Vanessa da Mata. Mas eu gosto de tudo, olha aqui [e se levanta para mostrar uma pilha de DVDs e CDs na estante da sala]. Gosto de rock, Led Zeppelin, Pink Floyd. Dos pernambucanos, ouço Lenine, Chico Science & Nação Zumbi. Nas horas vagas, gosto de comprar coisas para a minha casa. Sabe o que eu adoro fazer? Comprar louça. O Arthur Virgílio me sacaneia dizendo que isso não é coisa de homem. Ah, também sou criador de cavalos e cachorros. Cachorros eu tenho 15 [e mostra a foto de um buldogue].

Quando falamos ao senador Aloizio Mercadante que estávamos fazendo uma matéria sobre o PSDB, ele disse que esse assunto estava “mais para samba-canção do que para rock’n’roll”.

O Aloizio disse isso? Mas ele não gosta nem de música! A única que ele deve conhecer é aquela que o [senador Eduardo] Suplicy canta nos comícios do PT! [“Blowing in the Wind”, do Bob Dylan].

Nenhum comentário: